Olá meus queridos... Espero que vocês me perdoem por ter escrito tanto assim, mas é pra todo mundo já entrar no pique da USP (FUVEST)! Hihihi ;)
A Universidade de São Paulo é conhecida por todos como a melhor do Brasil no presente, isso porque teve sua história iniciada há quase dois séculos atrás, em 1827, com a criação da Faculdade de Direito do Largo São Francisco, e então, por volta de 1870, até 1930, se sucederam as criações de diferentes Unidades Escolares, como a Escola Politécnica (Engenharia), a Escola de Farmácia, a Faculdade de Medicina, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, Escola de Belas Artes, entre outras.
Mas foi somente após a Revolução de 1930 que nasceu a ideia de criação de uma Universidade Estadual, que, através da junção das diversas Unidades Escolares e implantação de outras faculdades (somando 20 na época), ocorreu a expedição do Decreto de Fundação da Universidade de São Paulo, em 25 de janeiro de 1934, assinado pelo interventor federal do estado de São Paulo (governador), Armando de Salles Oliveira. Entre os principais fundadores da mesma, estão muitos franceses, como Roger Bastide, Paul Arbousse-Bastide, Braudel, Lévi-Strauss, Pierre Monbeig, que foram responsáveis pela chamada “Missão Francesa” que foi a organização dos cursos da universidade após sua fundação, que contou com a participação de alemães, russos, italianos, como o matemático Luigi Fantappié, e, é claro, contou com a participação de brasileiros. Em 2009 a USP comemorou com uma grande festa sua tradição e constante busca pela excelência, durante 75 anos de legítima existência.
Ao longo do tempo, a USP participou de diversos processos revolucionários, através de seus alunos, como por exemplo, durante a Ditadura Militar, seus alunos eram os principais integrantes dos movimentos e revoltas e também participaram das Diretas Já. Além disso, lá se formaram importantes figuras no cenário brasileiro, como por exemplo, Fernando Henrique Cardoso, que se tornou presidente em 94, Jânio Quadros em 61, Prudente de Morais em 1894.
A USP também conquistou seu famoso pioneirismo durante sua existência, já que nela foram iniciados os estudos das áreas Humanas (Sociologia, Filosofia, entre outras) e muitos alunos foram responsáveis por descobertas e criação de diversas teorias, como o geógrafo Aziz Nacib Ab’Sáber, que desenvolveu a Teoria dos Redutos; como César Lattes descobriu a existência da partícula méson-pi e sua massa (seu chefe “ganhou” um prêmio Nobel por isso, no lugar de Lattes); como o engenheiro Mario Schenberg, que avançou na Física descobrindo o Processo Urca, e como o médico Euryclides de Jesus Zerbini que realizou o terceiro transplante cardíaco no mundo; entre muitos outros exemplos de pioneirismo, incluindo que a Escola Politécnica construiu o primeiro computador legitimamente brasileiro, apelidado de “Patinho Feio”.
A construção da Cidade Universitária foi iniciada em 1952, e foi inaugurada em 1968, e ela engloba as diversas Unidades de Ensino e Instituições da USP, assim como o Hospital Universitário, os Centros Esportivos e Administrativos da USP, e o campus (Conjunto Residencial), e tudo isso fica na Zona Oeste de São Paulo, sem mencionar as Instituições ligadas a USP, mas que não ficam dentro da Cidade Universitária, contando com Hospitais, Museus, Bibliotecas, Teatros, entre outros.
Atualmente, a USP possui um corpo docente de aproximadamente 5 mil profissionais, 75 mil alunos (sendo que 25 mil são da pós-graduação). Além disso, possui 37 Unidades de Ensino distribuídas pelo país inteiro, sendo elas:
- 5 escolas: Escola de Artes, Ciências e Humanidade (EACH), Escola de Comunicações e Artes (ECA), Escola de Educação Física e Esporte (EEFE), Escola de Enfermagem (EE) e a Escola Politécnica (EP ou POLI) distribuídas por São Paulo.
- 10 Faculdades: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF), Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA), Faculdade de Educação (FE), Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ), Faculdade de Odontologia (FO), sendo que essas todas são localizadas na Cidade Universitária; ainda existindo a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), que possui uma unidade na Cidade Universitária e outra no Maranhão; já a Faculdade de Direito do Largo São Francisco (FD), a Faculdade de Medicina (FM), e a Faculdade de Saúde Pública (FSP) se localizam próximas ao Centro de São Paulo.
- 10 Institutos: Sendo de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas; de Biociências; de Ciências Biomédicas; de Física; de Geociências; de Matemática e Estatística; de Psicologia; de Química; de Relações Internacionais e o Instituto Oceanográfico.
A USP também possui 11 campi espalhados pelo estado de São Paulo, sendo eles quatro em São Paulo, dois em São Carlos, e um cada respectiva cidade: Bauru, Ribeirão Preto, Piracicaba, Pirassununga e Lorena.
Possui ainda 229 cursos de graduação, sendo eles: Administração, Astronomia, Arquitetura, Artes Cênicas, Artes Plásticas, Atuária, Audiovisual, Biblioteconomia, Ciência da Computação e Informática, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciência da Atividade Física, Ciências da Informação e Documentação, Ciências da Natureza, Ciências dos Alimentos, Ciências Econômicas, Ciências Exatas, Ciências Físicas e Biomoleculares, Ciências Fundamentais da Saúde, Ciências Moleculares, Ciências Sociais, Design, Direito, Economia, Economia Empresarial e Controladoria, Editoração, Educação Física, Educador em Geociências e Meio Ambiente, Enfermagem, Engenharia Aeronáutica, Engenharia Agronômica, Engenharia Ambiental, Engenharia Bioquímica, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Biosistemas, Engenharia de Computação, Engenharia de Materiais, Engenharia de Materiais e Manufatura, Engenharia de Minas, Engenharia de Petróleo, Engenharia de Produção, Engenharia de Produção Mecânica, Engenharia Elétrica com Ênfase em Automação e Controle, Engenharia Elétrica com Ênfase em Energia e Automação Elétricas, Engenharia Elétrica com Ênfase em Sistemas Eletrônicos, Engenharia Elétrica com Ênfase em Telecomunicações, Engenharia Elétrica-Eletrônica e Sistemas de Energia e Automação, Engenharia Florestal, Engenharia Mecânica, Engenharia Mecatrônica, Engenharia Metalúrgica, Engenharia Naval, Engenharia Química, Esporte, Estatística, Farmácia-Bioquímica, Filosofia, Física, Física Computacional, Física Médica, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Geofísica, Geografia, Geologia, Gerontologia, Gestão Ambiental, Gestão de Políticas Públicas, História, Informática Biomédica, Jornalismo, Lazer e Turismo, Letras, Marketing, Matemática, Matemática Aplicada a Negócios, Matemática Aplicada e Computacional, Medicina e Ciências Médicas, Medicina Veterinária, Meteorologia, Música, Nutrição, Nutrição e Metabolismo, Obstetrícia, Oceanografia, Odontologia, Pedagogia, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Química, Relações Internacionais, Relações Públicas, Sistemas de Informação, Têxtil e Moda, Terapia Ocupacional, Turismo e Zootecnia. E ainda existem 587 cursos de pós-graduação, incluindo Mestrado e Doutorado.
Para entrar nas Faculdades da USP é necessário prestar o Vestibular, que é denominado de FUVEST (Fundação Universitária para o Vestibular), e inclusive, é um dos vestibulares, senão o mais, difícil do país, não apenas pela dificuldade aplicada nas provas, mas também por possuir enorme contingente de pessoas que disputam por suas vagas.
Existem duas fases no vestibular da FUVEST, sendo que a prova da 1ª fase ocorre em meados do final de Novembro, e possui apenas questões alternativas, sendo no total 90 questões. A nota do ENEM geralmente vale na soma dos pontos para ser aprovado (exceto nos dois últimos anos por um problema de datas de provas, mas a previsão é que valham para esse ano). Quem for aprovado, vai para a 2ª fase, que são 3 provas diferentes em 3 dias diferentes, geralmente em Janeiro, e as questões são dissertativas e bem detalhadas. É importante ressaltar que na 2ª fase do vestibular ao final de 2011 (para quem cursará a USP em 2012) as novas normas do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa podem ser usadas, assim como as normas da antiga Ortografia, já que ainda é um período de adaptação. E enfim, quem passar na 2ª fase pode ser considerado um felizardo e pode se matricular!
A seguir, um link com uma tabela mostrando número de vagas, número de inscritos, a relação candidato/vaga e a nota de corte dos principais cursos da FUVEST:
No vestibular de 2010/ 2011, a FUVEST teve 132.993 inscrições e apenas 10.652 candidatos serão selecionados para vagas na USP, e ainda, mais 100 outros para vagas na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
Com base nos dados da tabela, as áreas mais concorridas são: Medicina, com 49,25 candidatos por vaga, em seguida, Publicidade e Propaganda, com 44,44 candidatos por vaga e então, Relacões Internacionais, com 37,82 candidatos por vaga.
Já os cursos com maior número de inscritos são: novamente Medicina com 13.545 inscritos, depois Engenharia na Escola Politécnica, com 10.683 inscritos, e Direito, com 10.668 inscritos.
Com tantos dados, pode-se notar que a faculdade tem mesmo reconhecimento da população brasileira como uma das melhores, ou a melhor Universidade, tamanha concorrência e número de inscritos. Mas o reconhecimento não é só brasileiro, em rankings mundiais das melhores faculdades do mundo, a USP sempre aparece, como no caso do “Shanghai University” (2010), que classificou as 500 melhores universidades do mundo, e a USP ficou na 143ª posição; ou no “2010 Performance Ranking of Scientific Papers for World Universities” que entre 500 novamente, a USP ficou em 74ª posição, sendo que foi considerada pelo mesmo ranking, a melhor Universidade da América Latina.
Beijinhos mel :)
"Melhor Universidade da America Latina" aqui do lado da minha casa, dá maior orgulho (:
ResponderExcluirMas acho que faltou o lado negativo, tudo tem seu lado negativo e a USP nao fica pra trás nao. Tirando isso ficou bem legal o texto. Bj
é verdade, é até estranho pensar que o Brasil é "dono" da melhor da América Latina...auhsuh E sobre os pontos negativos, isso realmente não é algo muito citado né, principalmente pelas fontes da própria Universidade. Mas creio que o problema maior é que existe grande probabilidade de ocorrerem greves, como em qualquer órgão, principalmente nos públicos; o que pode ou não atrasar o ano letivo dos estudantes. Aqui inclusive vai um exemplo de uma greve lá HOJE: http://oglobo.globo.com/cidades/mat/2011/04/14/funcionarios-da-reitoria-da-usp-entram-em-greve-predio-continua-com-lixo-espalhado-924241136.asp
ResponderExcluirOutra coisa: pessoalmente, é que acho que lá dentro não é muito seguro, inclusive pelo que o prof falou da Polícia própria deles, que permite o uso de drogas e tal..Além disso existem casos de estupro e violência dentro do próprio campus, e é fato que isso me assusta! Espero ter ajudado Alê :) beijinhos ;*
ResponderExcluirIsso mel, agora sim (: muito obrigada!
ResponderExcluirsó mais uma coisa, tambem ja fiquei sabendo de assaltos lá dentro e sequestros tambem.
eu fiquei muito tempo lendo o texto, achei um pouquinho cansativo, mas entendo que é pela extensão da faculdade e da sua história e também do seu reconhecimento no brasil e fora.. mas acho que tudo tem o seu lado negativo, e também não vi no texto, mas fiquei sabendo que algumas "entidades" da usp aceitam verba, como a fea, ela aceita verba, e com isso existem muitas pessoas estudando lá que não tem mérito e que não tiveram que passar pelo processo de entrada como os outros, pessoas que estão lá porque os pais pagam verba pra entidade todo mês... de qualquer forma gostei do texto gegê, parabéns :]] e ah, boa sorte com medicina vii linda hahahhaha
ResponderExcluirO texto ficou longo, mas resumido já que a história da USP tem dois séculos!! Isso é muita coisa!
ResponderExcluirQunatos cursos que a USO oferece! (229 cursos de graduação) Eu não sabia que tinha tudo isso!!
Talvez tenha faltado um pouco sobre a perte ruim dessa universidade, mas no geral foi um bom texto!
e ah, boa sorte com medicina vii linda hahahhaha
[2]!
bjs!
CONFESSO, não li tudo. HAHAHAHAHAHAH e eu tenho medo da USP, porque todo mundo quer entrar lá. anyways, com esse texto da pra descobrir TUDO sobre a USp, fato!
ResponderExcluirps.: quando li que é provavelmente o vestibular mais dificil do pais fiquei com mais medo. hahaha
Larissa
Gostei muito, não tem o que dizer em relação as informações porque este texto está bem vasto de informções, gostei muito de saber os cursos que tem a USP e as universidades que ela integra, sempre tive curiosidade e não entendia bem como funcionava, para mim este texto esta bem esclarecedor, o que falou é dizer qual a probabilidade de nós brasileiros temos de passar em relação a muitos estrangeiros que vem para entrar nas nossas vagas, já que ela é considerada "a melhor da América Latina".
ResponderExcluirMesmo assim, muitooo bom mesmo ! Adorei.
GIULIANA LIPRANDI
O texto está bem completo com todas as informações necessárias aos interessados.Sem dúvida nenhuma é,na minha opinião,a melhor universidade.O fato de não ser segura,depende muito da circunstância.O perigo está presente em todo lugar.
ResponderExcluirCasino Finder (Las Vegas) - Mapyro
ResponderExcluirFind Casinos Nearby in Las Vegas, NV with 계룡 출장샵 MapYRO®. The main focus is the 충청북도 출장안마 Las Vegas Convention 수원 출장안마 and Visitors 고양 출장마사지 Bureau's 안산 출장마사지 (CBI).