terça-feira, 12 de abril de 2011

Universidade Federal de São Carlos




A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) foi criada em 1968 e, em 1970, recebeu seus primeiros 96 alunos, para os cursos de graduação de Licenciatura em Ciências (hoje extinto) e de Engenharia de Materiais, pioneiro na América Latina. Esperando esses estudantes estavam 10 professores e 20 servidores técnico-administrativos.

O início de suas atividades foi fruto de quase oito anos de articulações políticas complexas envolvendo múltiplos e variados interesses. A criação foi aprovada em dezembro de 1960, com a promulgação da Lei 3.835, que tratava da federalização da Universidade da Paraíba. A ela o deputado Lauro Monteiro da Cruz apresentou emenda que resultou em artigo criando também a universidade em São Carlos, SP.

Entre a assinatura do decreto que efetivamente resultou na criação, em 22 de maio de 1968 - pelo Presidente da República Arthur da Costa e Silva, em plena Ditadura Militar -, e o início das aulas, em 13 de março de 1970, uma comissão formada na Prefeitura Municipal de São Carlos coordenou os trabalhos para implantação do campus universitário na Fazenda Trancham, às margens da rodovia Washington Luís, que teve suas instalações adaptadas para receber a administração, salas de aula e laboratórios. Lauro Cruz e Ernesto Pereira Lopes, outro deputado que lutou pela implantação da Universidade, buscaram apoio junto a professores da Escola de Engenharia de São Carlos para pensar o projeto acadêmico da nova instituição. Dentre eles estava Sérgio Mascarenhas, responsável pela organização do primeiro Conselho de Curadores, que administrou a UFSCar até 1970, quando foi nomeado, em 16 de setembro, o primeiro Reitor, Heitor Gurgulino de Souza.

A Universidade Federal de São Carlos sempre teve manifesta a intenção de ser pioneira em muitos sentidos, ainda que, durante seus primeiros anos de existência, não fosse detentora de um projeto de universidade bem definido e orgânico, construído de forma participativa. Apesar de atender a interesses políticos e empresariais e de sofrer as marcas do período ditatorial em que nasceu, muitas das características principais da Universidade hoje, bem como a definição de suas mais importantes linhas de trabalho, originaram-se naquela época. Publicações do final da década de 1960, em especial o documento "Termos de Referência para o Projeto de Implantação da Universidade Federal de São Carlos", de 23 de junho de 1969, enfatizavam o papel que a UFSCar deveria exercer no campo científico-tecnológico, atuando de forma criadora ao responder à demanda social por uma tecnologia de ponta autônoma, com o cunho da multidisciplinaridade. Outra linha marcante nas diretrizes era a predisposição para atuar, de modo decisivo, na formação de professores dos ensinos Médio e Superior, principalmente na área das Ciências Básicas. No que se refere especificamente ao ensino, em diferentes documentos é possível verificar a preocupação em inovar e em evitar a implantação de cursos que se sobrepusessem àqueles existentes no campus São Carlos da Universidade de São Paulo. A garantia de qualidade do ensino era entendida como diretamente proporcional à qualificação do pessoal docente e técnico-administrativo, visão que se mantém até 2010, quando completa 40 anos e registra um quadro de 98,93% dos professores doutores ou mestres. 
Cursos da faculdade

Humanas: Administração, Biblioteconomia, Ciência da Informação, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Economia, Educação Especial, Filosofia, Geografia, História, Imagem e Som (Produção Audiovisual), Letras, Música, Pedagogia, Psicologia e Turismo.
Ciências Exatas: Ciência da Computação, Engenharia Agronômica, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia Física, Engenharia Florestal, Engenharia de Materiais, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Engenharia Química, Estatística, Física, Matemática e Química.
Ciências Biológicas: Agroecologia, Biologia, Biotecnologia, Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Gerontologia, Gestão e Análise Ambiental, Medicina e Terapia Ocupacional.

Ano de implantação dos cursos:
1972 – Física, Química e Graduação Ciências Biológicas.
1977 - Graduação em Enfermagem.
1980 - Departamentos de Ciências Sociais, Educação, Filosofia, Metodologia de Ensino e Psicologia.
1990 - Ciências Sociais.
1991 - Engenharia de Computação.
1992, no já existente Departamento de Computação; Psicologia e Biblioteconomia e Ciência da Informação.
1994 - Graduação em Educação Física, Letras e Imagem e Som.
1996 - Engenharia Física.
2000 - Licenciatura em Música com habilitação em Educação Musical em 2004.
2006 – Medicina.

Cursos mais concorridos (2010):

O mais concorrido é o de Medicina período Integral, com 172,58 candidatos por vaga.
Engenharia Mecânica período Integral, com 45,71 candidatos por vaga.
Psicologia período Integral, com 34,53 candidatos por vaga.
Engenharia Civil período Integral, com 30,35 candidatos por vaga.
Ciências Biológicas (Bacharelado) período Integral, com 26,67 candidatos por vaga.
Engenharia Química período Integral, com 26,45 candidatos por vaga.
Imagem e Som (Bacharelado) Produção Audiovisual noturno, com 26,16 candidatos por vaga.

Seus três Campus (São Carlos, Araras e Sorocaba) em 2010, totalizaram 2.577 vagas em 57 cursos no vestibular e 900 vagas em 5 cursos (graduação) a distância.
As provas do vestibular para a entrada na UFSCar ocorrem no início do ano. Em 2011 foram aplicadas nos dias 5 e 6 de janeiro e a nota final é soma da nota do ENEM com a nota do vestibular (ambos com valores de mesmo peso).


6 comentários:

  1. o texto ficou muito bom, apesar de achar que citar os nomes dos deputados foi desnecessario, afinal, who cares? hahaha. Entao, queria saber se dá pra morar por lá, tipo dentro da universidade ou só em republicas mesmo.

    ResponderExcluir
  2. eu até gostei do texto mas ficou muito cansativo porque achei que tem muitas informações que não são necessárias e achei meio confuso também. porque como é muito longo quando cheguei no fim não lembrava direito o que tinha lido no começo, de qualquer forma, ficou bom.. parabéns seja quem for... já que não tem nome :]

    ResponderExcluir
  3. Foi um texto bom, mas estava muito longo e por isso se tornou cansativo.
    Medicina sempre é o curso mais concorrido!!!
    Nossa! Eu não sei o que uma pessoa formada em Gerontologia faz! Vou procurar no Google!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. "O mais concorrido é o de Medicina período Integral, com 172,58 candidatos por vaga." COMO ASSIM? nossa, estou em choque, sério. Nunca estive tão feliz por não querer medicina.

    Larissa

    ResponderExcluir
  5. o texto ficou bom, mais acho que ao citar a história da universidade, ficou com muito detalhe que não era necessário. Deveria colocar mais informações a respeito dos cursos da UFSCAR, pois, a cada dia que passa o seu nome está ficando mais conhecido, e a relação candidato vaga está maior que de outras universidades bem reconhecidas.
    GIULIANA LIPRANDI

    ResponderExcluir
  6. A universidade é uma das mais tradicionais e achei interessante o texto pois possue dados suficientes para esclarecer dúvidas dos possíveis candidatos.

    ResponderExcluir