segunda-feira, 18 de abril de 2011

Medicina



                        Bom não preciso nem dizer porque a medicina é uma das profissões mais clássicas do nosso país, um motivo bem convincente seria porque é um dos cursos mais concorridos nas faculdades. No Brasil há 180 escolas médicas, em sua grande maioria são particulares. O estado de São Paulo é o que mais possui faculdades, são 30 no total.
                        Apesar da popularidade do curso de medicina, nos estados do Norte e Nordeste, essa profissão é bem escassa. Já no Sudeste e Sul essa profissão tem uma grande concorrência, um exemplo seria que em São Paulo tem a maior concentração desse profissional, um médico para 239 habitantes, já em Roraima é um para 10.306 habitantes, uma média inferior à de países africanos.
                        Medicina é um dos cursos mais puxados que tem pra fazer, além ter que disputar com 50 pessoas por vaga, dizem que o mais difícil não é entrar em uma faculdade boa, mas sim conseguir sair, pois o curso é puxado e bem complicado. O curso tem duração de 6 anos, mas hoje em dia o curso complementar, ou seja, o mestrado e doutorado, é quase tão importante quanto o curso inicial (então temos mais ou menos 10 anos de curso), pois as clinicas estão sempre pedindo uma especialização do aluno. Os dois últimos anos são do estágio curricular obrigatório denominado Internato. Ele é dividido nas 5 grandes áreas: Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia e Saúde Coletiva. Esse estágio é todo prático. Nele aprendemos o dia a dia de um profissional de cada área.
                        A medicina tem muitas especializações possíveis, e as áreas de atuação é bem extensa (esta algumas áreas):
- Anatomia     - Bioética    - Cirurgia Cardiovascular     - Citologia
- Embriologia     - Farmacologia     - Fisiologia     - Oftalmologista

                Salário inicial: R$ 2.860,00 (24 horas semanais em hospitais, clínicas, casas de saúde, laboratórios de pesquisas e análises clínicas; fonte: Sindicato dos Médicos de São Paulo).

 Profissional:  
Kaio B.

9 comentários:

  1. O texto esta simples e esclarecedor, mas fiquei com uma dúvida.. o que seria Saúde Coletiva? oO

    ResponderExcluir
  2. Medicina era uma das profissões que mais queria fazer, só que depois de saber que a duração do curso é de 6 anos e pelo fato de ser muito concorrido e também caro começei a pensar diferente, e penso que isso não acontece só comigo, e também quem trabalha na area de medicina tem uma perspectiva de vida menor do que as outras, porque trabalham apenas com pessoas doentes.
    Mas sobre o seu texto achei muito legal deu para tirar outras duvidas que eu tinha.

    Marco Shimada

    ResponderExcluir
  3. a mesma coisa do shimada aconteceu comigo, sempre quis medicina e acabei desistindo disso pela dificuldade, o custo das faculdades e a concorrencia pra entrar em uma usp da vida, e falando agora do seu texto fiquei com a mesma duvida sobre o que é saude coletiva... fora isso achei bem facil de entender, apesar do tamanho tem todas as informações necessárias e deve ser muito bom pra quem ainda pensa na profissão, né mel? ahahaha parabéns kaio :]

    ResponderExcluir
  4. "dizem que o mais difícil não é entrar em uma faculdade boa, mas sim conseguir sair, pois o curso é puxado e bem complicado." Eu ri!! Pior que é verdade!!
    Gostei demais do seu texto! Acho que foi um dos melhores que eu li aqui no blog!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Resumindo, se você quiser ser médico, vai ter que estudar demais, e ainda receber 2000 por mês? ah... HAHAHAH. gostei =)

    ResponderExcluir
  6. Gostei do texto, bem explicativo e contém ótimas informações sobre a profissão, ainda acho que tem de ser muito corajoso para ser médico, pq mais de 10 anos de estudo exije muitoo mais responsabilidade, afinal um ero médico leva as sérias conseguências, e a vida de alguém está sempre em jogo. Acho que deveria falar mais sobre as condições que a saúde está no Brasil hoje, em recorrência de maus profissionais e uma condição de infraestrutura dos hospitais precária.
    GIULIANA LIPRANDI

    ResponderExcluir
  7. medicina sempre foi uma das profissões que eu ive como opção, só que concordo com o shimada em questoes da ''vida'', mas mesmo assim acho uma profissão muito lgal e bonita até, pelo fato de voce poder salvar vidas, logo, requer muita responsabilidade quanto a isso. achei seu texto muito bom e completo, parabéns kaio :D

    ResponderExcluir
  8. Gostei do texto e não sabia que era mais difícil concluir o curso do que entrar na faculdade

    ResponderExcluir
  9. Gostei bastante do texto, achei muito legal citar que nas partes mais pobres do país faltam profissionais dessa área e são as áreas que mais precisam, além de não ter muitas faculdades especializadas em lugares como esses, o video também e bem esclarecedor.
    Brenda Barcelos

    ResponderExcluir