domingo, 27 de março de 2011

Engenharia Ambiental

     A preservação do meio ambiente é um dos temas mais importantes da atualidade, tornando a engenharia ambiental uma das profissões mais promissoras.
     O mercado de trabalho se expandi à medida que a sociedade toma consciência de que a preservação dos recursos naturais é muito importante e que a sustentabilidade pode aumentar o potencial econômico do país.
     A principal função do Engenheiro Ambiental é promover um meio ambiente ecologicamente equilibrado, preservando a água, o solo, o ar, e a vegetação. Ele estuda o ambiente descobrindo impactos ambientais (alteração do meio ambiente por ações ou atividades do ser humano) e tentando diminuí-los. Trabalha com a preservação e recuperação da qualidade ambiental utilizando equipamentos menos poluentes.

      O engenheiro ambiental atua no controle de poluição buscando meios para reduzir o impacto de atividades industriais, urbanas e rurais sobre o meio ambiente monitorando a qualidade  da água e fiscalizando  a eliminação  de gases que prejudicam a qualidade do ar.

      No Planejamento e gestão ambiental, estuda meios de reutilização de resíduos, para melhorar a produção e reduzir gastos, evitando desperdícios. Desenvolve e executa projetos de recuperação de áreas poluídas ou degradadas. Controla a exploração de rios e reservatórios, melhorando a qualidade e a quantidade de água consumida.

      Na área de saneamento, se preocupa com o transporte e tratamento do lixo doméstico e industriais, abastecimento de água e monta sistemas de drenagem para prevenir enchentes.    
     O salário inicial de um Engenheiro ambiental gira em torno de R$2.500,00 à R$3.000,00, podendo variar dependendo da empresa e área de atuação.
     Segundo Eduardo Mario Mendiondo, coordenador do curso de Engenharia Ambiental da USP, o mercado está bastante aquecido para o engenheiro ambiental. O governo federal investindo em obras de saneamento no país, e as empresas que executam os trabalhos, necessitam engenheiro ambiental, como as atividades da área de exploração de petróleo.
     As oportunidades são maiores no Sul e Sudeste, em áreas de concentração industrial ou agrícola. Existem também vagas para quem quiser investir na carreira acadêmica e dar aulas em universidades. 

Letícia Spitaletti

12 comentários:

  1. Ficou bem claro e objetivo, fácil de entender para as pessoas que tem curiosidade sobre a profissão! :)

    Bjs! ALLYNE

    ResponderExcluir
  2. precisa de muita matemática e fisica nisso? tipo, no dia a dia de um engenheiro ambiental?

    ResponderExcluir
  3. Lets, ficou muito bom esta texto, despertou até interrese em saber mais, gostei da área de atuação deste profissional, mais tbm fica a mesma pergunta da Ale para mim, E as contas ??? beijos Giuu

    ResponderExcluir
  4. Bom, eu sempre adorei essa área e o texto diz bem sobre o que ela se trata. Principalmente na parte de gestão ambiental, que é a melhor *-*

    Lari :*

    ResponderExcluir
  5. nossa, muito legal essa profissão! é a profissão do futuro e do agora, uma área na qual todos deveriam parar e valorizar.

    ResponderExcluir
  6. A engenharia ambiental necessita de muita matemática e física como em qualquer outro ramo da engenharia.

    ResponderExcluir
  7. Nossa.. eu tinha idéia do que era um engenheiro ambiental, mas nunca me interessei muito, mas seu texto mudou minha perspectiva...só precisamos agora, que a sociedade tenha consciência e preserve a natureza.
    Interessantíssimo seu texto, bem explicado e coeso :)

    ResponderExcluir
  8. gostei muito do seu texto lê, sinceramente, apesar de imaginar como seria a profissão, nunca liguei de verdade. é muito bom ver uma profissão importante e triste ver que ela é muito desvalorizada pelas pessoas que tinham a perspectiva como eu tinha. achei muito legal, parabéns :] fez com que eu percebesse como a profissão é importante.

    ResponderExcluir
  9. Apesar de não ser uma área pela qual eu me interessasse muito (até agora) fiquei curiosa ao ler seu texto, sabendo melhor das áreas de atuação desse profissional, e principalmente sabendo que é uma carreira promissora no momento. Parabéns, muito bom Lê :)

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. O texto ficou objetivo e mostra a relação entre "preocupação com o meio ambiente" e a busca dos vestibulandos pelo curso.

    Ramon Felipe

    ResponderExcluir
  12. Essa profissão hoje em dia vem sendo muito importante, pelo fato dos problemas ambientais do nosso planeta estarem cada vez mais crescendo.

    Marco Shimada

    ResponderExcluir