Bom não preciso nem dizer porque a medicina é uma das profissões mais clássicas do nosso país, um motivo bem convincente seria porque é um dos cursos mais concorridos nas faculdades. No Brasil há 180 escolas médicas, em sua grande maioria são particulares. O estado de São Paulo é o que mais possui faculdades, são 30 no total.
Apesar da popularidade do curso de medicina, nos estados do Norte e Nordeste, essa profissão é bem escassa. Já no Sudeste e Sul essa profissão tem uma grande concorrência, um exemplo seria que em São Paulo tem a maior concentração desse profissional, um médico para 239 habitantes, já em Roraima é um para 10.306 habitantes, uma média inferior à de países africanos.
Medicina é um dos cursos mais puxados que tem pra fazer, além ter que disputar com 50 pessoas por vaga, dizem que o mais difícil não é entrar em uma faculdade boa, mas sim conseguir sair, pois o curso é puxado e bem complicado. O curso tem duração de 6 anos, mas hoje em dia o curso complementar, ou seja, o mestrado e doutorado, é quase tão importante quanto o curso inicial (então temos mais ou menos 10 anos de curso), pois as clinicas estão sempre pedindo uma especialização do aluno. Os dois últimos anos são do estágio curricular obrigatório denominado Internato. Ele é dividido nas 5 grandes áreas: Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia e Saúde Coletiva. Esse estágio é todo prático. Nele aprendemos o dia a dia de um profissional de cada área.
A medicina tem muitas especializações possíveis, e as áreas de atuação é bem extensa (esta algumas áreas):
- Anatomia - Bioética - Cirurgia Cardiovascular - Citologia
- Embriologia - Farmacologia - Fisiologia - Oftalmologista
Salário inicial: R$ 2.860,00 (24 horas semanais em hospitais, clínicas, casas de saúde, laboratórios de pesquisas e análises clínicas; fonte: Sindicato dos Médicos de São Paulo).
Profissional:
Kaio B.