segunda-feira, 18 de abril de 2011

Medicina



                        Bom não preciso nem dizer porque a medicina é uma das profissões mais clássicas do nosso país, um motivo bem convincente seria porque é um dos cursos mais concorridos nas faculdades. No Brasil há 180 escolas médicas, em sua grande maioria são particulares. O estado de São Paulo é o que mais possui faculdades, são 30 no total.
                        Apesar da popularidade do curso de medicina, nos estados do Norte e Nordeste, essa profissão é bem escassa. Já no Sudeste e Sul essa profissão tem uma grande concorrência, um exemplo seria que em São Paulo tem a maior concentração desse profissional, um médico para 239 habitantes, já em Roraima é um para 10.306 habitantes, uma média inferior à de países africanos.
                        Medicina é um dos cursos mais puxados que tem pra fazer, além ter que disputar com 50 pessoas por vaga, dizem que o mais difícil não é entrar em uma faculdade boa, mas sim conseguir sair, pois o curso é puxado e bem complicado. O curso tem duração de 6 anos, mas hoje em dia o curso complementar, ou seja, o mestrado e doutorado, é quase tão importante quanto o curso inicial (então temos mais ou menos 10 anos de curso), pois as clinicas estão sempre pedindo uma especialização do aluno. Os dois últimos anos são do estágio curricular obrigatório denominado Internato. Ele é dividido nas 5 grandes áreas: Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia e Saúde Coletiva. Esse estágio é todo prático. Nele aprendemos o dia a dia de um profissional de cada área.
                        A medicina tem muitas especializações possíveis, e as áreas de atuação é bem extensa (esta algumas áreas):
- Anatomia     - Bioética    - Cirurgia Cardiovascular     - Citologia
- Embriologia     - Farmacologia     - Fisiologia     - Oftalmologista

                Salário inicial: R$ 2.860,00 (24 horas semanais em hospitais, clínicas, casas de saúde, laboratórios de pesquisas e análises clínicas; fonte: Sindicato dos Médicos de São Paulo).

 Profissional:  
Kaio B.

Belas Artes



História:
Foi fundada por Pedro Augusto Gomes Cardim, em 23 de setembro de 1925 com nome Academia de Belas Artes de São Paulo. Fundada para o ensino das artes, um espaço para trocar conhecimentos e desenvolver a criatividade e a expressão pessoal, a Faculdade era parceira da Pinacoteca, dividiram o mesmo prédio por anos, depois mudou para Vila Mariana, sua 1ª unidade, tem outras duas unidades, hoje tem mais de 85 anos.
È possível conseguir Bolsa?
Sim é possível.
Estágio na Belas Artes
Bolsa de 50%, excluídas matrícula e rematrícula, é concedida a estagiário da instituição para até 5 horas diárias de trabalho na área administrativa.

FIES - Financiamento Estudantil

O FIES foi criado com o objetivo de financiar a graduação no ensino superior de estudantes que não podem custear sua formação e já estejam matriculados em instituições privadas, devidamente cadastradas no programa e avaliadas pelo MEC.
O financiamento concedido corresponde a até 100% do valor da semestralidade escolar.

ProUni - Universidade Para Todos

Programa criado para conceder bolsas de estudo parciais e integrais aos candidatos interessados em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições privadas de ensino superior, com ou sem fins lucrativos. O estudante precisa ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e apresentar renda familiar per capita de até 1 salário mínimo e meio para concorrer à bolsa de estudo.

Financiamento FEBASP

A Entidade Mantenedora da Belas Artes concede financiamento de até 50% para quitação após conclusão do curso, mediante comprovação de carência do aluno.

20% para formados na Belas Artes

Formados nos cursos de graduação da Belas Artes contam com 20% de desconto nas mensalidades.

Turmas à tarde com 30% de bolsa

Os cursos de graduação da belas artes no horário vespertino contam com 30% de bolsa de estudo na mensalidade.

Iniciação Científica

A Iniciação Científica é uma ótima oportunidade para alunos que desejam participar da elaboração de projetos de pesquisa que não sejam necessariamente aqueles desenvolvidos durante seu curso de graduação. Bolsas parciais (20% de desconto) são oferecidas anualmente aos alunos participantes.
MEC
A instituição tem nota 4 no MEC e ficou com 5 nos cursos: artes, design, radio e TV e arquitetura.
A Faculdade oferece os cursos:
Arquitetura e Urbanismo
Artes Visuais
Design Gráfico
Design de Interiores
Design de Moda
Design de Produto
Formação de Professores
Publicidade e Propaganda
Rádio e TV
Relações Internacionais
Relações Públicas
Vestibular:
“Voltado para a análise do conhecimento do aluno, bem como seu perfil e domínio de temas relacionados ao curso pretendido.”
Conteúdo:
30 questões objetivas, 2 dissertativas de conhecimentos gerais das matérias do ensino médio.
Redação
Prova de habilidade específica.

http://www.belasartes.br/
Brenda Barcelos

Santa Marcelina





A Faculdade Santa Marcelina é mantida pela Associação Santa Marcelina - ASM, antiga Associação Colégio dos Anjos. A faculdade tem duas unidades de ensino, uma em Perdizes e outra em Itaquera.

Em 1961 foi criada a Casa de Saúde Santa Marcelina, que é uma unidade de atendimento de saúde para os pobres, porém faltava profissionais para os cargos, então, a educadora Irmã Sophia Marchetti inicia em 1969 a Escola de Auxiliares de Enfermagem “Santa Marcelina”. Porém, mesmo assim era necessária a formação de novos profissionais e novos cursos foram criados como técnico de enfermagem, biodiagnóstico, radiologia médica, auxiliar de eletrocardiograma, e os cursos foram se multiplicando e foi criada a unidade de Itaquera com novos cursos e especializações.


A FASM possui hoje três linhas de cursos superiores:
Licenciatura, destinado à formação do professor de educação artística; Bacharelados, direcionados à formação de profissionais nas áreas de administração, artes plásticas, desenho de moda, enfermagem, música, relações Internacionais e o de tecnologia - curso superior de tecnologia em radiologia médica.
O vestibular é bem concorrido, porém o site não proporciona a relação candidato/vaga. E liguei para a faculdade em busca de informações e fui informada que essas informações não são passadas.


Carol Lamaison

IBMEC


Vou falar um pouco sobre o IBMEC- Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais.

         Em junho de 1970, é criada apenas para pesquisas sobre capitais no Brasil, no Rio de Janeiro. Só em 1987/88 o IBMEC se instala na Avenida Paulista, em São Paulo. Dez anos depois, vendo que precisam de mais espaço para seus alunos, alugam um edifício no Paraíso e tem inicio os cursos de Administração e Economia. Em 2005, conseguiram construir mais um campus, na Vila Olímpia. Em 2009, IBMEC deixa de existir, e passa a se chamar INSPER (Instituto de Ensino e Pesquisa), por mais de um ano de estudos, o nome se constrói a partir de duas palavras “inspirar” e “pertencer”. E esse nome só muda aqui em SP, em BH e RJ, ainda são chamadas de IBMEC.
Os cursos que oferecem são:
Administração: buscando sempre o lado empreendorismo, um administrador sempre tem que ter a capacidade de achar uma solução viável para a sua empresa, mas ele pode trabalhar em diferentes setores, como:
·         Finanças: investir, sempre onde haja lucro para a empresa, seja investindo em projetos, ou em outros recursos.
·         Marketing: poderá se especializar no preço, na distribuição de cada produto, o desenvolvimento em si.
·         Gestão de Produção: aprenderá a desenvolver vários projetos que ajudarão na qualidade deste setor.
·         Recursos Humanos: oferecer um suporte para os colaboradores de sua empresa para que tenham um alto índice de desenvolvimento final.
·         Estratégia Empresarial: você ajudará as empresas se erguerem, ajudando os empresários as melhores ações no aumento de renda da empresa.

Economia: ao escolher ser um economista, você deverá ceder recursos de uma maneira inigualável. Mas, aqui você pode também escolher seu setor:
·         Empresas: planejar o futuro da empresa, diminuindo custos e aumentando projetos.
·         Instituições Financeiras: distribuir gastos e investimentos, planejar recursos e apostar em um preço.
·         Órgãos Governamentais: alcançar os objetivos de uma sociedade e gerar recursos para unidades públicas.
·         Consultoria e Pesquisa: sua vida será pesquisar sobre o dinheiro que vai para a educação, ou política de juros junto com a inflação.

Para saber mais, é só entrar no site http://www.insper.edu.br/   
 :D

 J.