Os engenheiros de petróleo e gás utilizam técnicas para descobrir novos poços de petróleo e jazidas de gás natural e além dessa área de exploração podem atuar na produção e na comercialização desses recursos.
As reservas de petróleo hoje no Brasil fazem com que o país fique entre os 30 países com as maiores reservas de petróleo do mundo. Essa taxa é relativamente alta, mas de acordo com o Ministério de Minas e Energia quando se começar a explorar as reservas do pré-sal no litoral paulista o Brasil irá para a oitava posição e além do petróleo há ainda o mercado do gás natural que hoje representa quase 10% da energia do país, ou seja, mercado de trabalho não falta e a demanda de engenheiros ainda é muito alta para a quantidade que é formada por ano fazendo com que sempre tenha vagas para os que querem entrar no mercado de trabalho. E outro fator que deve se levar em conta é que desde de 1997 o monopólio da Petrobras foi quebrado com a entrada de novas empresas atuando no Brasil, o que por sua vez causa a necessidade do inglês fluente para trabalhar na área.
O salário médio inicial é de 3 mil reais e caso trabalhe em campo, ou seja, em plataformas por exemplo ainda se tem o 30% adicional por periculosidade.
Aqui, um depoimento de um profissional que trabalha no setor petrolífero. Estevão Frederico.
Ramon Felipe
Mando muito postando este vídeo junto diz tudo que vc falou em seu texto só que com as imagens fica mais claro de entender
ResponderExcluirThiago Moreira
Deve ser muito legal trabalhar em uma plataformas dessas!
ResponderExcluirE 3 mil reais o salário inicial!! *__*!
Gostei muito do texto, explicou muito bem a profissão, além do que o vídeo complementou !
ResponderExcluirMuito bom ! #GIU
they like pre-sal (;
ResponderExcluirEu não posso ficar vendo esses posts, só me deixam mais confusa.. Adorei o salário, hehe.. Imagina trabalhar na petrobras?
ResponderExcluirsó pra complementar os comentarios, realmente o vídeo ajudou a entender mais sobre essa profissão e no video fala uma coisa que todos tem que saber, "ser bem qualificado permite que voce consiga uma boa colocação" e isso é o diferencial! Parabés Hanz :)
ResponderExcluirTrabalhar com petróleo sempre será uma boa escolha,principalmente agora com novas técnicas para extração do mesmo.
ResponderExcluirAdorei o fato de ter um video.. muito interessante! Acho que nos dias de hoje, o inglês é necessário para praticamente todas as profissões. E realmente quem trabalha na plataforma, com todo aquele gás tóxico que está presente no petróleo, deve receber mais e provavelmente vive menos.
ResponderExcluirÓtimo Hanz :D
adorei o texto hanz, parabéns :] achei que você explicou muito bem e colocou os fatos direitinho. e achei que o video esclareceu bastante também e ajudou na compreensão textual :] não é uma profissão que eu escolheria, mas é muito bom saber dessas profissões que as vezes a gente nem liga pra existência, e que são tão importantes. gostei bastante :]
ResponderExcluirO texto foi muito bom graças à objetividade das informações e falou o necessário: direto e reto. Sobre a profissão: juro que ia adorar passar uns tempos numa plataforma, sério! Só não topo fazer isso pelas contas da Física e Matemática mesmo... Mas eaí, pra trabalhar nisso precisa prestar aqueles concursos super difíceis né?
ResponderExcluirentão mel, acho que esses "concursos super difíceis" haha você tá falando do Concurso TRANSPETRO - Petrobrás Transportes. Realmente é difícil entrar e as vagas são relativamente pequenas, esse ano são 839 vagas para os cargos dos níveis médio, médio/técnico e superior sendo 483 vagas de sub-oficial e guarnição da Marinha Mercante com salário inicial de R$ 4.688,84. É dificil mas vale a pena estudar um pouco pra começar ganhando quase 5 mil reais por mês (:
ResponderExcluirRamon Felipe