terça-feira, 29 de março de 2011

Aviação


            Escolhi me focar nessa profissão porque pesquisando, pesquisando e pesquisando descobri que estão faltando pilotos! É, falta-se piloto de avião em um dois maiores países do mundo. Ironias da vida.
            De 2009 para 2010 o mercado de aviação teve crescimento de mais de 20% , segundo matéria da revista EXAME, porem, o processo de formação de profissionais da área não acompanha esse ritmo. E para acompanhar o ritmo, o numero de profissionais deveria dobrar sobre o atual; logo, estudos prevem a falta de mão de obra no setor nos anos seguintes. E falta de profissional é igual a valorização de profissional.
            O salário de pilotos no Brasil já varia entre 7 mil à 16 mil reais, mas a  licença para piloto comercial sai por 35 mil reais, mas o valor das despesas com formação acadêmica e profissionalizante pode dobrar esse valor.
            No caso de controladores de tráfego aéreo, a remuneração máxima é de 7.800 reais. Para chegar ao posto, é preciso fazer um curso de dois anos na Escola de Especialistas de Aeronáutica, em Guaratinguetá.
Outra opção é prestar um concurso da Infraero. Os aprovados, que podem ser civis, fazem um curso de dez meses no Instituto de Controle do Espaço Aéreo antes de assumir o posto.
            O tecnólogo em Aeronáutica participa do desenvolvimento de projetos e da fabricação de equipamentos e aeronaves na indústria aeronáutica. Na Aviação Civil, pode tornar-se comissário de voo e seguir carreira de piloto privado, como condutor de aviões particulares, ou comercial, comandando helicópteros e aviões de grande porte. Também é habilitado a cuidar da manutenção de aeroportos e do gerenciamento das operações em hangares, terminais de carga e pistas de pouso e decolagem. Nesses postos de trabalho, supervisiona operações, como o controle do peso e do deslocamento de aviões. Por isso é tudo muito complicado, há vários cursos diferentes pra várias funções diferentes. E para pilotos é exigido brevê, contabilização de 25horas de voo na caderneta individual, mínimo de 1500 horas de voo para entrar em uma Companhia aérea e antes de se graduar o aluno deve fazer curso na Anac.
            A duração média dos cursos é de 2 ou 3 anos. E as universidades que os oferece
são: FUMEC,  Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PU
C-RS), USP de São Carlos, Universidade Estácio de Sá e Universidade Tuiuti do Paraná.

Fontes:  http://bit.ly/h463aO  e  http://bit.ly/fQkfJm 
Beijos&Reflita.                                                                                                      Alessandra.

12 comentários:

  1. Muito bacana Alê, muitas facus, muitas áreas de atuação interessantes e uma grana insana hein? auahsuahs

    aproveita que tá crescendo

    Bjsss Lucas

    ResponderExcluir
  2. Nossa! Aviação é uma profissão que eu nunca iria dizer que estava em alta! Com esse post, meus horizontes se expandiram, sério...
    Muito bom!
    bjss -A

    ResponderExcluir
  3. Achei interessante, não sabia das dificuldades de se fazer uma profissão destas, talvez seja este o motivo de ter profissionais nesta área mal preparados para uma profissão de tanto risco.
    Achei que você deveria ter colocado mais a sua posição quanto a Aviação !
    mais esta um ótimo texto ! beijos GIU

    ResponderExcluir
  4. Meu pai sempre diz que quem fizer essa área vai ficar rico.. se não tivesse tanta matemática..
    O texto está muito bom, principalmente a introdução! haha,
    Lari :*

    ResponderExcluir
  5. Eu nuca me interessei por aeronautica e tambem nunca imaginei que estava em falta os profissionais desta area :o
    Muito bom o texto e me abriu um novo caminho a seguir hahahahha "se não tivesse tanta matemática.."
    Dani

    ResponderExcluir
  6. Mesmo sendo um mercado promissor,a aviação ainda é uma profissão onde os custos para a formação são altos,fazendo com que seja uma escolha para poucos.....

    ResponderExcluir
  7. Nossa a letícia tem toda razão, os custos para a formação desta profissão são extremamente altos, mas tenho que admitir é uma profissão incrível.. pilotar um avião. Meu Deus 35 mil reais pela licença comercial é demais!
    Eu não sabia que existiam todas as profissões citadas no seu texto, aprendi muito, adorei ;)

    ResponderExcluir
  8. nossa ale, adorei seu texto, é uma profissão muito legal e nunca pensei que faltavam profissionais na área. mas acho que faltam porque os custos para a formação são altos, e fazem ter pessoas pouco qualificadas para os cargos. muito bom seu textos, parabéns :]

    ResponderExcluir
  9. O texto foi ótimo, sério! Também não sabia do mercado de trabalho bombando nessa área, nem sabia de tantas áreas de atuação também..E olha que pilotar era a minha escolha até uns tempos atrás, mas não tenho coragem de passar tanto tempo fechada sozinha, praticamente, numa cabine.Parabéns Alê, está ótimo!

    ResponderExcluir
  10. Mercado de trabalho precisando de pessoas qualificadas, salário MUITO bom, conhecer muitos países mas o tenso mesmo é 35 mil reais em uma carteirinha que mostra que você sabe pilotar um avião. Fora isso o texto está bem esclarecedor.

    Ramon Felipe

    ResponderExcluir
  11. Mesmo criticando meu texto..

    achei muito bom, e essa profissão era uma das que eu queria fazer, só que as vezes penso que é chato ficar longe da familia as vezes por muito tempo.

    Marco Shimada

    ResponderExcluir
  12. olha essa realmente é uma profissão incrivel, mas que nunca me passou pela cabeça em segui-la. afinal ninguém merece ficar tanto tempo longe da familia, digo isso por mim! concordo com a karlinha de ser extremamente cara a sua licença comercial, eu particularmente se tivesse interesse, mudaria de idéia na hora só por isso, haha! muito bom o seu texto alê, adorei! e obrigada pelo que comentou sobre o meu. beijinhos ;*

    ResponderExcluir